Marcamos presença em palestra na Capitania dos Portos


Eliana e Yeda Fernal

Yeda Fernal e Eliana Rigo (foto: Assessoria de Yeda Fernal)

O evento

A capitania dos portos do Espírito Santo reuniu no dia 21/03/2016 um grupo de mulheres de nossa sociedade para um evento de duas horas de duração, constituído de uma palestra e um café da tarde, ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Estiveram presentes cerca de 40 convidadas entre donas de casa, empresárias, militares, funcionárias públicas e de empresas privadas.

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória foi representado, nesse evento, pela nossa querida dirigente Eliana Rigo.

A palestrante foi Yeda Fernal, Diretora da BH Home Marketing Pro­mocional, Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais e Vice-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empresária pela Federaminas.

Yeda nos brindou com palavras de estímulo à nossa participação na sociedade como um todo, influenciando no consumo consciente e buscando a igualdade de direitos. Falou também sobre a importância de estarmos aptas à ingressar na política e o mais importante: caminharmos junto ao Homem.

Eliana Rigo

A reflexão

Esse evento nos remete à uma reflexão sobre a evolução do papel da mulher na sociedade ao longo da história da humanidade até os dias de hoje.

Em particular devemos notar que no 11º Grupo Escoteiro Ilha de Vitória a diretoria atual é TODA constituída de mulheres, temos chefes mulheres em todos os ramos da nossa unidade escoteira (na verdade metade da nossa chefia é mulher!) e meninas e moças tem presença expressiva em todos os ramos tanto em quantidade quanto em qualidade, inclusive, vale lembrar que recentemente uma jovem do nosso grupo – Raissa Barreira – conquistou o Lis de Ouro.

 

ESCOTISMO PARA RAPAZES?

Escotismo para Rapazes é um livro onde é descrita a filosofia e técnica escotista de Robert Stephensen Smith Baden-Powell. Foi editado pela primeira vez em 1908 e passou para o domínio público em 2011.


Créditos de criação: A ideia de questionar o título do livro “Escotismo para rapazes”  é de Estêvão Salles (f64) e uma foto com jovens escoteiras e essa pergunta foi publicada originalmente em 8/3/2016 em sua página no facebook, em referência ao Dia Internacional da Mulher.