Conheça as Insígnias de Envolvimento na Comunidade


No escotismo, as Insígnias de Envolvimento na Comunidade visam incentivar a participação comunitária ativa, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, participativa e fraterna.

Cada Ramo possui uma insígnia específica, conforme descrito nos itens abaixo

Ramo Lobinho

 Insígnia da Boa Ação

A Insígnia da Boa Ação é um quadrado de tecido na cor laranja, sobre o qual está bordado uma representação estilizada da palma da mão humana, com mosaicos na cor amarela.

Permite o conhecimento dos serviços e instituições que realizam ações assistenciais na comunidade e desperta a atitude individual e coletiva de serviço.

 

insígnias de envolvimento na comunidade - Lobinho_insígnia_boa_acao

 Requisitos

Explorar a sua comunidade:

  1. Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais ou velhos lobos sobre como você poderia contribuir para resolvê-los.
  2. Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

Lobinho em Atividade:

  1. Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou por seu Grupo Escoteiro.
  2. Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.

Lobinho em Ação:

  1. Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
  2. Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer um relatório sobre essa participação.
  3. Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

Ramo Escoteiro

Insígnia da Ação Comunitária

A Insígnia da Ação Comunitária é um quadrado de tecido na cor verde, sobre o qual está bordado uma representação estilizada da palma da mão humana, com mosaicos na cor verde.

Permite a participação em projetos de serviço em sua comunidade, favorecendo a percepção da realidade em que vive.

 insígnias de envolvimento na comunidade - Escoteiro_insígnia_acao_comunitaria

Requisitos

  1. Participar, como Escoteiro, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
  2. Participar de um PROJETO, no Ramo Escoteiro, que pode ser realizado sozinho, com outro companheiro ou companheiros de patrulha, ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
    • Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, companheiro(s) ou Patrulha;
    • Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (ex: Tropa, grupo ou bairro.);
    • Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
    • Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração;
    • Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão;
    • Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

Ramo Sênior

Insígnia do Desafio Comunitário

A Insígnia do Desafio Comunitário é um quadrado de tecido na cor grená, sobre o qual está bordado uma representação estilizada da palma da mão humana, com mosaicos na cor grená.

Permite a participação de ações coletivas de serviço comunitário e desperta o interesse pela superação das diferenças sociais

 insígnias de envolvimento na comunidade - Senior_insígnia_desafio_comunitario

REQUISITOS:

  1. Participar, como Sênior, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
  2. Participar de um PROJETO, no Ramo Sênior, que pode ser realizado sozinho, com sua Patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
    • Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, Patrulha ou Equipe de Interesse.
    • Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente daquela em que reside, estuda, trabalha ou está localizado seu Grupo Escoteiro.
    • Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto designado pelo Chefe de Tropa;
    • Cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;
    • Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas;
    • Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.