Uniforme escoteiro – Distintivos e insígnias


Três lobinhos troca de lenço Itália

Lobinhos do Ilha devidamente trajados. Bruna e Lucas estão usando o lenço especial comemorativo de 21 anos do nosso Grupo Escoteiro e o Caio está usando o lenço tradicional.

Onde coloco o distintivo da Organização Mundial? Em qual braço da camisa colocar o número do grupo? E o distintivo da especialidade natação … fica no braço direito ou no esquerdo do uniforme escoteiro? Como retiro o adesivo do MUTECO do semestre passado sem estragar a camisa?

Se você acaba de ganhar um distintivo ou recebeu o uniforme novo da loja escoteira e está em dúvidas sobre onde colocar os distintivos e insígnias, esse artigo apresenta várias informações sobre o assunto: Explica como comprar, onde usar corretamente os distintivos e as insígnias na camisa do uniforme escoteiro, como aplicá-los e também como retirá-los depois. No final há links para os documentos oficiais, disponíveis on line, onde se pode obter maiores informações sobre todos os distintivo e insígnias do escotismo, bem como os padrões para o Uniforme Escoteiro.

Como o 11º GEMar ilha de Vitória é um grupo escoteiro do mar, as instruções abaixo são voltadas para o uniforme dessa modalidade e em particular para o uniforme branco que deve ser utilizado para as atividades em terra, ou seja, desembarcado, já que o nosso grupo não adotou o uniforme para uso em atividades embarcadas que é similar, só que da cor azul.

Onde comprar

distintivo promessa escoteiro Os uniformes, insígnias e distintivos estão disponíveis para compra on line na Loja Escoteira, apenas para membros da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que tenham seu cadastro ativo. Qualquer um pode visitar o site da Loja Escoteira e consultar a lista de produtos e preços mas, para comprar, é necessário antes se cadastrar fornecendo o número de registro do associado.
Se você já é membro escoteiro, mas ainda não fez seu cadastro na nova loja escoteira, basta entrar no site da loja e criar uma conta.Conforme REGRA 159 do POR (Princípio Organização e Regras):”É de competência exclusiva da Loja Escoteira Nacional a produção e venda dos distintivos previstos neste POR e nas demais publicações escoteiras, excetuando-se os distintivos de Matilha e Patrulhas, que podem ser confeccionados pelas próprias Unidades Escoteiras Locais.”

VOCÊ SABIA?

Você pode acessar o site da Loja Escoteira em qualquer página do nosso site. Basta utilizar o link que aparece no rodapé da página, no canto inferior esquerdo, logo depois dos links para acessar o SIGUE Jovem e o SIGUE Administrativo.

O que comprar?

Uniforme e complementos básicos

Listel da Região do Espirito Santo

Listel da Região do Espirito Santo.

Tanto o jovem quanto o adulto do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória deve comprar os seguintes componentes mínimos do uniforme escoteiro, modalidade do mar, desembarque:

  • calça, bermuda ou saia azul marinho,
  • camisa,
  • listel da Região do Espirito Santo,
  • numeral 11 (i.e. dois numerais “1”),
  • cinto e
  • meião cinza (caso use saia ou bermuda).

Todos os itens acima são vendidos pela Loja Escoteira on-line, porém o listel da Região do Espirito Santo e os números “1”  normalmente estão disponíveis em estoque para venda direta pela secretaria do grupo.

Camisa do uniforme escoteiro

Camisa já vem com os distintivos Organização Mundial e Escoteiros do Brasil

 

A camisa vendida na loja escoteira já vem com o Distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e com o Distintivo Escoteiros do Brasil. É necessário aplicar esse dois distintivos e mais o listel e os numerais “1” na camisa antes do primeiro uso.

Para saber o tamanho adequado da camisa, consulte as medidas de acordo com o tamanho e siga as instruções da sessão intitulada “Informações Técnicas” na descrição da camisa no site da loja escoteira. Outra dica é experimentar a camisa de um colega do grupo.

O que não comprar

Os seguintes itens não precisam ser comprados pois representam méritos, premiações e honrarias concedidas pelo movimento escoteiro, em sua representação local, estadual ou nacional:

  • Insígnia do meio ambiente, de boa ação e lusofonia para os lobinhos, escoteiros e seniores
  • Distintivos hexagonais das especialidades
  • Cordão Verde Amarelo e Vermelho e Branco para escoteiros e Dourado e Desafio Sênior para seniores
  • Distintivo de primo e segundo para lobinhos e monitor e sub-monitor para escoteiros e seniores

Os demais distintivos e insígnias devem ser comprados na loja escoteira com a devida validação da chefia.

 

Onde aplicar os distintivos e insígnias?

uniforme escoteiro - frente

 

 

Uniforme lado esquerdo

Exemplo de distintivos e insígnias aplicados do lado esquerdo do uniforme

Na MANGA DIREITA vão o listel da região do Espírito Santo,  o numeral 11, os distintivos Cruzeiro do Sul, Escoteiro da Pátria e Lis de Ouro, a Insígnia de BP, os distintivos das especialidades de Desportos, Ciência & Tecnologia e Cultura e a insígnia da modalidade do mar. Inicie a colocação de cima para baixo, dando um espaço de 2 cm (aproximadamente 1 dedo) abaixo da costura da manga e mais 2 cm abaixo do listel para colocar o numeral.

Já na MANGA ESQUERDA, vão os distintivos de progressão pessoal, de matilha ou patrulha e as especialidades em Habilidades Escoteiras e Serviços.

Os distintivos de atividades como MUTECO, MUTICOM, JOTA/JOTI, acampamentos e atividades comemorativas são aplicados no BOLSO DIREITO da camisa, em posição central e deverão ser retirados depois de decorridos 6 meses da realização atividade ou ser substituídos caso se tenha participado de outra atividade antes desse prazo. Só é permitido o uso de um único Distintivo de Atividade. Caso seja oferecida a possibilidade de conquista de uma insígnia especial, durante uma atividade nacional ou internacional, esta poderá ser utilizada, por até doze meses, pelos membros juvenis acima do bolso direito da camisa.

O distintivo Escoteiros do Brasil é um retângulo horizontal e traz o desenho da bandeira do Brasil, além dos dizeres “Escoteiros do Brasil”. Ele deve ser colocado na parte superior da PORTINHOLA DO BOLSO DIREITO da camisa.

Os distintivos de grupo padrão bronze, prata ou ouro e o distintivo anual devem ser fixados logo acima ACIMA DO BOLSO DIREITO, sendo o distintivo anual abaixo do distintivo de Grupo Padrão. Acima dos distintivos anual e de Grupo Padrão vem o distintivo adicional de idiomas, o distintivo recrutador e, acima de todos estes, o distintivo de Radioamadorismo.

Para os lobinhos, os distintivo de primo e segundo devem ser usado no BOLSO ESQUERDO, abaixo do distintivo de promessa e a estrela de atividade deve ficar logo ACIMA DO BOLSO ESQUERDO, abaixo das insígnias de Interesse Especial.

Para escoteiros e seniores, o distintivo de monitor e sub monitor deve ser usado no BOLSO ESQUERDO, abaixo do distintivo de promessa e os cordões devem ficar na lapela da manga direita, passando pelo braço e prendendo a outra ponta no bolso direito.

A Insígnia da Lusofonia é usada ACIMA DO BOLSO  ESQUERDO, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

O distintivo da modalidade do mar deve ser fixado no CAXANGÁ.

Maiores detalhes e figuras do uniforme com todos os distintivos e insígnias podem ser consultados nos links do item seguinte.

Distintivo da Ajuri 2016, no bolso direito

Distintivo da ajuri nacional dos escoteiros do mar, aplicado no bolso direito por 6 meses ou até que o escoteiro participe de outra atividade com distintivo dentro desse prazo

 

Uniforme para uso desembarcado (i.e. em terra) – camisa branca

Esse é o único uniforme utilizado pelo 11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, pois nosso grupo não adotou o uniforme azul, para uso embarcado.

Clique no link abaixo correspondente ao ramo de interesse para acessar os arquivos PDF do site da UEB com as figuras de referência do local certo de fixação de distintivos e insígnias na camisa, bem como dos acessórios obrigatório para a modalidade do mar.

Como aplicar?

Há dois métodos de aplicação: costura e cola.

ATENÇÃO:

Qualquer que seja o método, a aplicação deverá ser feita por adultos ou sob a observação direta destes.

Costurando distintivos e insígnias

preparando para aplicar os distintivos

preparando para costurar os distintivos na manga direita

Você pode usar máquina de costura ou costurar com uma agulha.Recomenda-se usar linha transparente ou da mesma cor da borda do distintivo ou insígnia a ser aplicado. Se houver distintivos e insígnias de várias cores a serem costurados é mais fácil usar a linha transparente para não ter que trocar de linha várias vezes.

Utilize alfinetes (como na figura ao lado) ou fita adesiva transparente para planejar a disposição dos distintivos e insígnias.

Enfie a linha na agulha ou passe a linha na bobina da máquina de costura.

Se estiver utilizando máquina de costura, configure-a para a opção zigue-zague. Assim a costura não arrebenta ao ser puxada, como ocorreria se você usasse o ponto reto e também porque dá melhor acabamento. Para maiores instruções sobre como fazer o ponto zigue-zague, veja o vídeo Ponto Reto e Zig-Zag | Aprendendo a Costurar – Aula #3 do canal do youtube de Karina Belarmino.

Como as insignias e distintivos são em sua maioria relativamente pequenos, você deve cuidar para que a agulha se mova para fora e para dentro do adesivo ou distintivo à medida que for contornando as suas bordas. Isso vale também se estiver costurando manualmente.

 

Colando distintivos e insígnias

Lobinha com uniforme: listel e o numeral 11

Na manga direita vai o listel da região e o numeral do grupo. No nosso caso “Espírito Santo” e “11”. (foto f64)

A maioria dos distintivos e insígnias são termo colantes e você pode aplicá-los por termo-transferência, utilizando um ferro elétrico, da seguinte forma:

  • Certifique-se de que o distintivo ou insígnia é resistente à temperatura máxima do ferro elétrico, verificando a etiqueta do produto;
  • Aqueça o ferro à temperatura adequada para o tipo de tecido da camisa e do adesivo. Enquanto isso:
    • Identifique o local de aplicação na camisa de acordo com as orientações acima sobre Onde Aplicar;
    • Prepare o adesivo colocando-o com o verso para baixo sobre o local do uniforme a ser aplicado;
    • Cubra o adesivo com papel ou com um tecido fino de algodão, na cor branca, para protegê-la do contato direto com o ferro.
  • Sem utilizar a opção vapor, aplique o ferro quente sobre o papel ou tecido fino que está em cima do adesivo e faça movimentos circulares constantes para que toda a
    superfície seja ativada e pressione por 15 segundos;
  • Vire o uniforme ao avesso, já com o adesivo colado;
  • Coloque novamente o papel ou tecido fino e aplique pressão sobre o local onde colou o adesivo por mais 15 segundos;
  • Espere esfriar antes de colar o próximo adesivo e antes de usar.

Para conservar o uniforme por mais tempo, quando for passar o uniforme evite deixar o ferro sobre os adesivos por muito tempo.

ATENÇÃO:

  1. Tenha os cuidados básicos com a segurança e não deixe o ferro ligado por mais tempo do que o necessário para economizar energia elétrica;
  2. Só cole os adesivos com fero de passar se tiver experiência com essa atividade ou se já tiver feito um teste antes. O uso dessa técnica por pessoas inexperientes pode inutilizar o adesivo ou até a camisa, principalmente  se o ferro for deixado mais tempo que o necessário sobre o adesivo ou se for aquecido a uma temperatura maior que a necessária

Como retirar?

Se o distintivo ou insígnia foi aplicado por costura, utilize uma tesoura ou uma lâmina para remover os pontos cuidadosamente.

Se foi utilizado um ferro elétrico para aplicá-lo por termo-transferência utilize o procedimento seguinte:

  • Aplique o álcool sobre o distintivo e deixe agir por até 5 minutos;
  • Retire cuidadosamente o distintivo;
  • Caso necessário, para retirar o excesso de cola remanescente na camisa, esfregue levemente a área e lave o local;
  • Se após realizar o procedimento ainda permanecer cola no tecido, aplique novamente o álcool, seguindo os passos acima;
ATENÇÃO:

Não é recomendado que o álcool permaneça por muito tempo em contato com o tecido da camisa, para não causar danos ao material. Portanto, é recomendado lavar a peça de roupa ao final da remoção.

 

Essas foram as informações essenciais sobre o a compra, aplicação e remoção de distintivos e insígnias no uniforme do 11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória.

Para informações complementares sobre esse assunto, recomenda-se a leitura dos seguintes capítulos do POR (Princípio Organização e Regras):

  • Capítulo 17 – DISTINTIVOS ESCOTEIROS, onde estão descritos detalhes sobre todos os distintivo e insígnias do escotismo;
  • Capítulo 6 – VESTIÁRIO E UNIFORME ESCOTEIRO, do POR – Princípios, Organização e Regras, que define os padrões para todos os componentes do Vestiário e Uniforme Escoteiro, desde o lenço até o agasalho
    • RESOLUÇÃO Nº 01/2015, que altera o Uniforme de Desembarque da Modalidade do Mar e regulamenta seu uso,  em substituição ao texto que constava no CAPÍTULO 6, Regra 047 – II – B – 2 do P.O.R.

Referências:

Recomendações para remoção de distintivos de camisas escoteiras, publicado no site da UEB (União dos Escoteiros do brasil), onde se pode obter mais informações sobre colagem e remoção.

POR (Princípio Organização e Regras)